Essa delícia já é tradição em Itabirito. Todo ano, moradores e turistas se reúnem para degustar o famoso Pastel de Angu, uma iguaria crocante e recheada com carne, umbigo de banana, queijo ou frango com catupiry. A 12ª Festa do Pastel do Angu será realizada nos dias 11 e 12 de agosto, na Praça dos Inconfidentes e mostrará a importância do pastel de angu, prato típico do município, no cenário turístico itabiritense.
A importância do Pastel de Angu para a cidade de Itabirito é tão grande que a Divisão Municipal de Memória e Patrimônio enviou para Brasília um pedido de registro do pastel de angu como patrimônio imaterial nacional no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e símbolo da gastronomia local.
O pastel de angu é uma delícia gastronômica de ltabirito, criado no século XIX, na época em que a cidade chamava-se Itabira do Campo, na Fazenda dos Portões por duas escravas, Philó e Maria Conga. Elas foram as primeiras a aproveitar a sobra de angu, principal refeição dos escravos, para complementar a comida. Elas usaram como recheio um guisado feito com umbigo de banana. Com o passar do tempo, o quitute se tornou paixão dos itabiritenses e de turistas que vinham de fora para experimentar a delícia.
No Domingo contaremos com a presença Ilustre de Don e Juan..
Nenhum comentário:
Postar um comentário